top of page
Back to top
Raw 1

A  vocação agrícola do Brasil foi registrada desde o seu descobrimento em 1500. A formação da agricultura brasileira deveu-se sobretudo à ação dos colonizadores, que trouxeram espécies animais e vegetais e que souberam, juntamente com os povos aqui existentes ou que aqui foram forçados a trabalhar, desenvolver uma riquíssima atividade agroprodutiva nesta região tropical. 

 

O estudo da agricultura tropical no Brasil é complexo e ainda carece de muita atenção dos estudiosos, inclusive arqueólogos e historiadores. Por causa dessa carência, é comum se pensar que, durante o desenvolvimento da agricultura nesses últimos séculos.

Muitas vezes esses períodos de crescimento proporcionaram enormes impactos positivos no desenvolvimento do País; no entanto, observam-se também impactos não tão positivos e até negativos em nossas estruturas sociais, no meio ambiente e no equilíbrio do crescimento das distintas regiões do Brasil.
 

Este site não tem a intenção de diminuir a enorme importância dos ciclos da agricultura brasileira, tão bem estudados e registrados em diversas publicações. Mas focar em algumas técnicas específicas realizadas no País e as multiformas tomadas por cada uma delas.

Navegue pelas abas específicas, confira fotos, infográficos e outros materiais que traçam o perfil da agricultura no Brasil.

IRRIGAÇÃO

A irrigação é técnica criada para auxiliar os agricultores a sanar dificuldades hídricas das plantações devidas à falta ou uma má distribuição das águas provenientes da chuva. Hoje, existem três tipos de irrigação: superficial, localizada e aspersão. Monte Conceição relata que, entre os sistemas de irrigação, o mais comum utilizado no Brasil são os de superfície que distribuem a água por toda a plantação utilizando-se da gravidade, e depende da porosidade do solo.

Raw 2

HIDROPONIA

A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Nesse método, as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada).                                                                                     

 

Raw 3
Raw 4

FERTILIZAÇÃO

Os fertilizantes tem grande importância na cultura agrícola, e o Mestre em Bioquímica pelo instituto de ciências da Unesp Douglas Monte Conceição, explica quais são três tipos existentes.

CLIMATOLOGIA

“O extenso território brasileiro, a diversidade de formas de relevo, a altitude e dinâmica das correntes e massas de ar, possibilitam uma grande diversidade de climas no Brasil”, explica o geógrafo, Bruno Souza.

CRISE HÍDRICA

Professor da Unicamp e mestre em agronomia, Hiroshi Paulo Yoshizane, 60, acredita que a crise hídrica, ao contrário de ser somente um malefício, veio em boa hora por vários fatore.

 

Site produzido pelos alunos do 3º semestre de Jornalismo da UNIMEP.

Edição e criação do site:
Pedro Gaspar

 

Matérias irrigação:
Laís Carvalho
e Joseph Martinseph

 

Matérias hidroponia:
Laís Carvalho e Mauro Adamoli

 

Matérias climatologia:
Laís Carvalho

 

Matérias fertilizantes:

Daiane Santos

 

Matérias crise hídrica:

Joseph Martins

 

Fotos: Laís Carvalho

 

Orientação: Wanderley Garcia

bottom of page